Adhesive Capsulitis: Current management and treatment.

Alice Pimentel, 2015

Objetivo: Revisão sistemática das opções terapêuticas atuais para a capsulite adesiva idiopática do ombro. 
 
Material e Métodos: Pesquisa realizada na base de dados MEDLINE/Pubmed utilizando os MeshTerms: “adhesive capsulitis”, “frozen shoulder”, “diagnosis”, “treatment”. De seguida foram selecionados os artigos de língua portuguesa ou inglesa publicados nos últimos 10 anos, tendo posteriormente sido excluídos os não relevantes com base no título, leitura do abstract e artigo completo.
 
Resultados: Foi encontrado benefício quer na fisioterapia isolada, em estadios iniciais especialmente com técnicas dentro dos limites da dor, quer concomitantemente a outras abordagens terapêuticas. Foram também encontradas fortes evidências do benefício da associação de fisioterapia com a injeção intra-articular de corticosteroides. A injeção intra-articular de corticosteroides isolada é benéfica apenas a curto prazo e não existem diferenças significativas entre as diferentes doses ou métodos de injeção. Existem evidências da eficácia da distensão capsular artrográfica, manipulação sob anestesia ecorticosteroides, sobretudo em casos refratários. Não foram encontradas benefícios significativos com o uso de corticosteroides orais, AINEs ou acupuntura.
 
Conclusões: Existem variadas opções eficazes para o tratamento da capsulite adesiva. Nas fases iniciais deve optar-se por medidas conservadoras, com especial destaque para a fisioterapia dentro dos limites da dor associada à injeção intra-articular de baixa dose de corticosteroides. Nos casos refratários, o tratamento cirúrgico deve ser sugerido, nomeadamente a artroscopia por menor associação a complicações quando comparada com a manipulação sob anestesia.


 
Palavras-chaveCapsulite Adesiva, “Frozen Shoulder”, Diagnóstico, Tratamento.


download